Un. Asa Sul

Pós Graduação em Gestão Pública do Patrimônio Cultural – Em Breve

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PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

 

I – COORDENADOR Reinaldo Batista Cordova é doutor em História pela Universidad de Murcia (Espanha), concluiu o Mestrado em História em 2007 pela Universidad de Murcia (Espanha), tem pós graduação lato sensu em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e é licenciado em História pelo UniCeub

II – RESUMO DA OFERTA Nome do curso: PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL Modalidade: EAD Carga Horária: 360h (disciplinas) + 40 h (trabalho de conclusão de curso – optativo) Periodicidade: oferta livre. Período: 06 a 12 meses

III – JUSTIFICATIVA Há 87 anos, o Estado brasileiro assumiu oficialmente a responsabilidade de preservar o patrimônio cultural do país mediante a criação do Serviço Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) que, posteriormente, veio a se tornar o IPHAN – Instituto do atrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ao longo desse tempo, diversos estados e municípios brasileiros também criaram instâncias e instituições de patrimônio voltadas à gestão e preservação dos bens culturais existentes em seus territórios. Paralelamente, organizações  nternacionais, especialmente a UNESCO, estabeleceram diretrizes e estratégias para uma governança global do patrimônio cultural, expressa nas convenções e acordos. Por fim, a Constituição de 1988 consolidou esse papel estatal na preservação do patrimônio de forma  ategórica no artigo 216, definindo inclusive o objeto das políticas públicas voltadas ao tema.

Entendendo os bens culturais de um  erritório, sejam eles materiais ou imateriais, como importantes ativos para o desenvolvimento econômico, o turismo, o fortalecimento do senso de pertencimento das comunidades e da própria democracia, faz-se fundamental formar e qualificar profissionais para assumirem e  oncretizarem a responsabilidade dos entes federativos frente a esse tema. Há patrimônio em todo o Brasil. Das pequenas comunidades  s grandes metrópoles, a existência de elementos que referenciam a cultura que exigem ações concretas de preservação por parte do poder  úblico é uma realidade. Por outro lado, há ainda a necessidade de qualificação de servidores e técnicos da administração pública para  idarem com essa tarefa.

Nesse sentido, formar quadros para exercer a gestão pública do patrimônio cultural se apresenta como iniciativa de grande relevância,  specialmente pela possibilidade de potencializar os efeitos do patrimônio sobre o desenvolvimento territorial local, ampliando  portunidades para a população em geral.

IV – OBJETIVOS Objetivo Geral Formar e habilitar para o desempenho de atividades ligadas à formulação e execução de políticas públicas de patrimônio cultural.

Objetivos de Específicos • – Desenvolver capacidade, competências, habilidades associadas à gestão pública do patrimônio cultural. • – Propiciar a compreensão sobre legislação e instrumentos de gestão necessários à gestão do patrimônio cultural • – Desenvolver capacidades para o exercício da gestão do patrimônio cultural com inspiração em boas práticas e políticas já existentes.

V. PÚBLICO ALVO Servidores públicos da esfera municipal, estadual ou federal e profissionais de entidades e organizações vinculadas às políticas públicas de cultura, turismo e patrimônio.

VI. CERTIFICAÇÃO E TITULAÇÃO. Curso de especialização lato sensu.

VII. CARGA HORÁRIA TOTAL / DURAÇÃO DO CURSO O curso possui carga horária total de 360h, contando com 12 módulos obrigatórios e o módulo TCC optativo.

VIII. AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM As provas são realizadas por meio de sistema on-line. Considera-se aprovado em cada disciplina quem alcançar a nota mínima de 07 pontos, num intervalo de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

IX. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Será opcional.

X. CORPO DOCENTE Karina Monteiro de Lira Mestra em Arquitetura e Urbanismo na área de concentração Conservação e Restauro (UFBA), Especialista em Intervenções em áreas históricas (FADIC) e em Gestão do patrimônio cultural integrado (UFPE) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAUPE). Dez anos de experiência no IPHAN, atuando na Superintendência da Bahia e no Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização. Professora de disciplinas de projeto, História da arquitetura e técnicas retrospectivas desde 2013.

Letícia Costa Rodrigues Vianna Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de  rasília (1993) e doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) .Tem Livro e artigos publicados sobre cultura de massa,cultura popular, patrimônio cultural. Foi professora substituta no Departamento de Antropologia da UNB em 1994; e no Instituto de Artes da Uerj em 2002.Trabalhou de 2000 a 2006 no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/iPAHN)

Mônica Luciana Silvestrin Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2000), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo – USP (2003) e especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (2014). Atuou como docente no Ensino Superior entre 2003 e 2012, desenvolvendo trabalhos nas áreas de metodologia do ensino de história, metodologia de pesquisa, cultura brasileira, patrimônio cultural, patrimônio imaterial.

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Equipe de Professores

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